Sobre nós

A palavra grega “Oikos”, cuja tradução literal em português significa casa, dá origem ao prefixo Eco- de nossa língua. Neste sentido surge o objetivo maior da empresa: fornecer a seus clientes a possibilidade de visitar os melhores destinos ecológicos do mundo (a nossa casa) com qualidade, conforto e segurança. 

Fundada em 2003, a Oikos Travel surgiu do desejo de seus integrantes em trabalhar viagens especializadas em ecoturismo e aventura. A proposta de se oferecer destinos exclusivos e inusitados, com alto nível de qualidade e segurança, até então diferenciada no mercado mineiro, logo foi bem aceita e as parcerias aprimoradas.

A Oikos é uma operadora de turismo composta por pessoas apaixonadas por viagens. Entendemos que viajar é uma oportunidade para rechear a mente e a alma com novos conhecimentos e experiências. E este conceito vai muito além do mero deslocamento de um ponto a outro.

Como um alfaiate, a empresa desenha os roteiros de acordo com a experiência que cada viagem pode proporcionar, aliada ao perfil de seus Clientes.  Isso vai muito além do que a simples obrigação de fazer reservas. Na operadora, o cliente possui total liberdade para montar sua viagem da maneira que desejar, enquanto os profissionais sugerem novas ideias e compartilham dicas que, com certeza, vão colocar a viagem em um novo patamar.

Ao mostrar que o mundo possui destinos muito além dos explorados pelo turismo de massa, e principalmente sugerindo um novo olhar na forma como eles são vivenciados, a Oikos busca viabilizar experiências mais amplas onde o próprio viajante é parte do local e não apenas um expectador.

Com um público bastante eclético, a Oikos dispõe de soluções muito originais. A operadora trabalha com destinos do mundo inteiro e possui parceiros importantes na parte de hotelaria, companhias aéreas, receptivos, entre outros. As sugestões podem ser desde achados nos tradicionais destinos nacionais, aquelas regiões que estão florescendo na América do Sul, ou ainda descobrindo os mistérios a as riquezas culturais e espirituais do Oriente.


MISSÃO OIKOS

“Proporcionar ricas e autênticas experiências no turismo de natureza, baseadas no pleno conhecimento dos destinos, das necessidades e expectativas de nossos clientes, considerando princípios sustentáveis e sociais através de relações éticas e respeitosas com o cidadão e com o meio ambiente.”

ECOTURISMO

Segundo a The International Ecotourism Society (TIES), o ecoturismo é tido como uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Pode-se dizer ainda que trata da “viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente e melhorem o bem-estar da população local”. A atividade, como presentemente configurada em muitas partes do mundo, é confundida com o turismo de aventura e, de fato, há quem inclua esta última, assim como outras nomenclaturas dadas ao turismo (por exemplo: turismo rural, turismo responsável, turismo ecológico, turismo alternativo, turismo verde, turismo cultural) como partes ou derivações de uma generalização chamada ecoturismo.


QUEM É O ECOTURISTA

O ecoturista apresenta características peculiares se comparados aos turistas comuns. São pessoas que procuram atividades, experiências e abordagens diferentes dentro do turismo. Não são pessoas que pretendem se espreguiçar em torno de uma piscina de hotel ou participar de frenéticas visitas a pontos turísticos. Estão interessados em visitar áreas selvagens, parques nacionais, florestas e chapadas, em avistar pássaros, mamíferos e flores. Querem vivenciar novos estilos de vida e encontrar pessoas com interesses semelhantes aos seus. 

Querem ainda ver o dinheiro que gastam em suas viagens contribuindo para a conservação e para o benefício da economia local. 

O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como (The International Ecotourism Society):

  • Uma forma de praticar turismo em pequena escala; 
  • Uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo; 
  • Uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante; 
  • Uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente; 
  • Uma prática menos espoliativa e agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.


PRINCÍPIOS E “BOAS PRÁTICAS” PARA O ECOTURISMO

  • Minimizar impactos;
  • Desenvolver consciência e respeito ambiental e cultural; 
  • Fornecer experiências positivas para ambos visitantes e anfitriões;
  • Fornecer benefícios financeiros diretos para a conservação; 
  • Fornecer benefícios financeiros e poder legal de decisão para o povo local; 
  • Elevar a sensibilidade pelo contexto político, ambiental e social dos países anfitriões; 
  • Apoiar os direitos humanos internacionais e acordos trabalhistas.

Publicado em: 22/10/2013 | Textos relacionados | Página principal

Câmbio Oikos Turismo
Cotação de moedas

dolar Dólar: R$ 4,07
euro Euro: R$ 4,63
Validade: 16/08/2018

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • +55 31 3283-5777
  • +55 31 9-9614-9354
  • oikos@oikos.tur.br
  • atendimento@oikos.tur.br
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes