Belém com Ilha de Marajó e Alter do Chão

Belém com Ilha de Marajó e Alter do Chão
Duração: 10 dias e 09 noites - A partir de: Consulte*

Belém, uma capital rica em calor humano. Imensa, senhora de si, a cidade convida para um passeio pelas ruas com famosos túneis verdes que fazem Belém ser conhecida como a Cidade das Mangueiras. Possui verdadeiras mostras de arquitetura setecentista - assinada pelo italiano Antonio Giuseppe Landi - mesclada com o barroco jesuítico do século XVII, que dão um charme peculiar à cidade. Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser sentidos em cada esquina: nas barracas de tacacá, nas vendas de açaí, anunciadas com bandeirinhas vermelhas, e nas mangas que caem das árvores. São especialidades da culinária mais típica do Brasil, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e no folclore. Marajó: paraíso amazônico entre o mar e o rio-mar. O Marajó está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de 3 mil ilhas e ilhotas, é o maior arquipélago flúvio-marítimo do Planeta e uma Área de Proteção Ambiental - APA. Possui exuberantes riquezas naturais espalhadas nos cerca de 50 mil quilômetros quadrados da principal ilha, o Marajó. Um dos principais cartões-postais do Pará, o Marajó é o destino ideal para quem também aprecia uma rica culinária que, lá, é complementada com queijos de leite de búfala, além de uma enorme variedade de peixes e frutas. Ou, se o turista preferir, pode simplesmente deixar-se ficar em praias de areias claras, em pousadas e hotéis com todo o conforto moderno, diante de um oceano Atlântico dourado pelas águas do rio Amazonas que como igual não existe no mundo. Alter do Chão foi eleita pelo jornal inglês The Guardian a mais bela praia do Brasil. O título é justo. As praias de Alter do Chão têm areias branquinhas e a água doce e cristalina do Rio Tapajós. É lindo! Mas, além das praias, Alter do Chão tem outras belezas a oferecer. A região oferece diferentes espetáculos. O encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, quando as águas não se misturam; o Lago do Maicá, com seu espelho d'água e lindos pássaros; a Floresta Nacional do Tapajós e suas comunidades ribeirinhas super acolhedoras... Venha se surpreender com as experiências que Alter do Chão pode te proporcionar!


DIA 1     BELO HORIZONTE / BELÉM

Recepção no Aeroporto e traslado ao Hotel Radisson. Acomodação.

 

DIA 2     BELÉM - CITY TOUR RAÍZES AMAZÔNICAS

Para descobrirmos os vestígios do primeiro ponto de colonização na Amazônia, iniciaremos com uma leve caminhada pela primeira rua de Belém, em pleno centro histórico, o Complexo Feliz Lusitânia; visitaremos o parque naturalístico Mangal das Garças, o Complexo do Ver-o-Peso, síntese histórica econômica e cultural do Estado do Pará, é composto por praças, prédios tombados como: Mercados de Peixe e Municipal de Carne, Solar da Beira e portos de chegada e saída de pessoas e mercadorias, finalizando no Forte do Presépio e o Museu do Encontro.

 

DIA 3     BELÉM - TOUR A ICOARACI E PASSEIO FLUVIAL AO ENTARDECER

Icoaraci, distante aproximadamente 18 km do centro de Belém por via rodoviária, é reconhecido como um dos principais polos de produção artesanal de cerâmica do Estado do Pará, reproduzindo a cultura marajoara e tapajônica, por meio das cerâmicas produzidas no bairro do Paracari. Durante o passeio ao distrito, teremos a chance de ver o trabalho em todas as etapas, além de facilidades de compra. Após ter se encantado com a criatividade de nossos artesãos, nada como tomar uma água de coco bem gelada a beira da praia, passando pela orla da praia do Cruzeiro e seu conjunto de bares, restaurantes e barracas que servem uma culinária diversificada.

 

No trajeto de ida, passaremos em frente do Estádio Olímpico do Estado do Pará - o ‘’Mangueirão’’- e monumento a Cabanagem, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. E na volta, passaremos pela área industrial de Belém.

 

À tarde sairemos em direção a Estação das Docas, complexo gastronômico e de lazer, na beira da Baía de Guajará, onde embarcaremos num passeio fluvial em pleno por do sol. Diante de dois cenários tão diferentes e harmônicos entre si a estrutura urbana e a vida ribeirinha, serão palcos para um excelente passeio com música regional ao vivo, onde a dança do Carimbó, típica do Estado do Pará, reflete ao visitante parte da cultura e alegria da Amazônia. Após do passeio fluvial, tempo para jantar (não incluído), e finalizando com tour panorâmico noturno pelo centro histórico de Belém até o hotel.

 

DIA 4     BELÉM / ILHA DE MARAJÓ

Traslado hotel/porto, embarque às 6h30min com destino a Camará, na Ilha do Marajó - o maior arquipélago fluviomarinho  do Planeta, em uma viagem  de aproximadamente 3h. Chegada ao Porto de Camará. Traslado  a  Vila Histórica de Joanes, onde veremos as ruínas de um sítio arqueológico. Em seguida conheceremos  o Centro de Salvaterra, onde iremos observar o dia-a-dia das comunidades; e a Praia Grande, com tempo para banho e almoço. Após, traslado a cidade de Soure, onde se destacam, a região dos campos com fauna e flora típicas, as grandes fazendas de criação de búfalos e as praias de areia fina e branca, pouco exploradas. Hospedagem. Aproveitaremos à tarde para descobrir os encantos de Soure, enfatizando o centro da cidade,  os casarios antigos que ainda sobrevivem ao tempo e seus centros de produção de artesanato e cerâmica marajoara, curtume (centro de artesanato de couro de búfalo).  Retorno ao hotel no final da tarde.

 

DIA 5     ILHA DE MARAJÓ - SOURE -  PRAIA DO PESQUEIRO - FAZENDA SÃO JERÔNIMO

Após o café, aproveitaremos a manhã para visitar a bela Praia do Pesqueiro. Após o almoço, saída para a Fazenda São Jerônimo, uma típica fazenda marajoara, que possui localização privilegiada, em meio à exótica praia deserta, quilômetros de mata fechada e centenas de animais, igarapés e mangues. Lá faremos um passeio que, dependendo da maré, poderá ser por igarapés ou por uma trilha ecológica que corta a mata. Teremos oportunidade de ver uma floresta de mangue com árvores de mais de 25 metros de altura e belíssimas raízes aéreas (acima da linha d’água). Durante o passeio há possibilidade de observar aves como guarás, garças, biguás e gaviões e você ainda poderá montar em búfalos ou cavalos marajoaras.  Retorno ao hotel no final da tarde.

 

DIA 6     ILHA DE MARAJÓ / BELÉM

Manhã livre. Às 13h traslado ao porto do Camará, para embarque com destino a Belém. Chegada e transfer para o hotel.

 

DIA 7     BELÉM / SANTARÉM / ALTER DO CHÃO

Em horário apropriado, traslado ao Aeroporto para embarque em voo com destino a Santarém. Recepção no Aeroporto e traslado a Vila de Alter do Chão. Acomodação e restante do dia livre.

 

DIA 7     BELÉM / SANTARÉM / ALTER DO CHÃO

Em horário apropriado, traslado ao Aeroporto de Belém para embarque em voo com destino a Santarém. Recepção no Aeroporto e traslado a Vila de Alter do Chão. Acomodação.

 

DIA 8     ALTER DO CHÃO - LAGO VERDE / SERRA DA PIROCA / IGAPÓ DO MACACO / FLORESTA ENCANTADA

Após café da manhã iniciaremos a travessia do Lago Verde, em canoa indígena, rebocada por pequeno motor (rabeta); cruzaremos o lago Verde, aportaremos na principal praia de Alter do Chão – Ilha do Amor. Iniciaremos nossa caminhada em direção a Serra Piroca, principal elevação da região. Neste percurso a vegetação predominante é o cerrado. A subida é íngreme, mas relativamente curta. Depois de uma hora de caminhada, iremos alcançar o topo da serra, onde seremos brindados com uma visão espetacular de 360º, onde poderemos observar o Rio Tapajós, que em alguns trechos atinge uma largura de mais de 20 km. O Lago Verde com suas inúmeras baías. O Rio Amazonas ao Norte e Alter do Chão ao Sul. Este é um ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós. No retorno, novamente embarcados, navegaremos com destino ao Igapó do Macaco. Com parte da selva submersa no período entre os meses de março a agosto, a paisagem é belíssima; há a possibilidade de visualização de peixes, e também de pássaros que habitam as árvores do igapó. Entre os meses de setembro a fevereiro, a paisagem neste igapó é completamente diferente, temos os igarapés, e nascentes com águas cristalinas, onde poderemos tomar um bom banho de igarapé. O almoço (não incluso) será em um restaurante na Floresta Encantada. Tempo livre para descanso em rede, à sombra de uma árvore. Após a cesta, adentraremos em outra selva inundada, a Floresta Encantada, mais densa, com árvores de porte médio, neste lugar reina o silêncio de uma harmonia única. No fim da tarde, faremos um passeio no grandioso rio Tapajós, até a Ponta do Muretá, para contemplar o belo pôr-do-sol, junto com os botos tucuxis e cor-de-rosa.

 

DIA 9     ALTER DO CHÃO - PONTA DE PEDRAS / PONTA DO JARÍ / PONTA DO CURURU

Café da manhã. Saída em barco regional ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves. O desembarque será numa pequena praia,  prosseguindo por uma trilha até a comunidade de Ponta de Pedras. A vegetação é composta de savana e floresta. O destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis), árvore de grande importância econômica para a Amazônia no século passado. Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a Ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o Rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A Ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças. Aqui observaremos sua revoada. Dependendo da época do ano, é possível a observação de jacarés, macacos, iguanas e preguiças. No retorno, parada para banho na Ponta do Cururu. Retorno ao hotel.

 

DIA 10   ALTER DO CHÃO / SANTARÉM / BELO HORIZONTE

Em horário apropriado, traslado ao Aeroporto de Santarém para embarque em voo com destino a Belo Horizonte. ATÉ SUA PRÓXIMA AVENTURA!!!

 

PREÇOS POR PESSOA (REAIS) – BAIXA TEMPORADA:

SOMENTE TERRESTRE

SINGLE

DUPLO

Hotel Radisson Belém + Pousada Casarão da Amazônia (Marajó) + Hotel Belo Alter

5118

3950

Inclui:
- Traslados Aeroporto / Hotel / Aeroporto em Belém
- 04 noites de hospedagem em Belém no Hotel Radisson
- City Tour em Belém
- Tour a Icoaraci
- Passeio fluvial noturno em Belém
- Traslados – Hotel / Porto / Hotel, em Belém
- Transporte em Barco Regional – Belém / Camará / Belém
- Traslados – Porto Camará / Salvaterra / Soure / Porto Camar
- 02 noites de hospedagem no Hotel Casarão da Amazônia
- Traslados Aeroporto de Santarém / Hotel em Alter do Chão / Aeroporto de Santarém
- 03 noites de hospedagem em Alter do Chão no Hotel Beloalter com café da manhã
- Visita a Vila de Alter do Chão; caminhada na Serra Piroca; passeio na Floresta Encantada e no grandioso Rio Tapajós; visita a comunidade de Ponta de Pedras; passeio de lancha no Canal do Jarí
- Passeios descritos na Programação

Não inclui:
- Passagens aéreas
- Despesas de caráter pessoal
- Seguro-viagem
- Kit de viagem

Saída diárias.
35% de entrada e o restante em até 5 x sem juros nos cartões
5% a vista
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
* Os preços mencionados estão sujeitos a alteração sem prévio aviso.
* Lugares sujeitos à disponibilidade.
* Valor válido para saída com no mínimo 2 pessoas. Confirme no ato da reserva.

* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio. Pacotes sujeitos à disponibilidade e a alterações. Fotos meramente ilustrativas.

Câmbio Oikos Turismo
Cotação de moedas

dolar Dólar: R$ 3,92
euro Euro: R$ 4,48
Validade: 21/11/2018

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • +55 31 3283-5777
  • +55 31 9-9614-9354
  • oikos@oikos.tur.br
  • atendimento@oikos.tur.br
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes